A alimentação saudável é uma aliada na continuidade do tratamento pós-procedimento do Balão Redutor.

Alimentação como aliada à redução de peso.

A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena.

Uma dieta saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Essa dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. A complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.

A roda dos alimentos é constituída de sete grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, deveria ser presente na nossa alimentação diária.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Uma boa forma de alcançar mudanças permanentes e manter uma alimentação saudável é alterar pequenos hábitos de cada vez, como:

Colocar sempre duas porções de legumes ou vegetais no prato, como feijão, lentilhas ou ervilhas, por exemplo;

Fazer 6 refeições por dia - café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia - evitando intervalos longos e exageros alimentares;

Comer uma fruta por dia e ir aumentando de forma gradual até comer 5 frutas por dia no máximo;

Diminuir aos poucos a quantidade de açúcar que se adiciona no leite ou café.

Não comer doces, biscoitos, bolachas recheadas, fast-food, alimentos industrializados e frituras;

Trocar o óleo e a manteiga pelo azeite;

Trocar o arroz branco, massas e pão para as versões integrais.

Para um acompanhamento ideal, tenha sempre em mente a pirâmide abaixo e procure ajuda profissional.

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