Depois de colocar o Balão Redutor sua vida começa a mudar para a melhor.

Pós-procedimento

Como é depois de passar o balão?

É muito comum o paciente passar por um período de adaptação que dura de 3 a 5 dias, após a colocação do balão gástrico. A maioria absoluta dos pacientes apresentam náuseas, vômitos frequentes, cólicas e sensação de peso, sintomas estes desconfortáveis, mas não insuportáveis. Ainda assim, 1 a 3% dos pacientes optam por retirada precoce do balão, por não tolerarem tais efeitos. Todos estes sintomas poderão ser minimizados com medicamentos específicos.

Apontamos algumas orientações que serão úteis a todos os pacientes:

Siga estritamente as recomendações da equipe médica.

Leia todos os informativos pós balão, entregues pelo médico, que contém muitas informações importantes.

Compre todos os medicamentos prescritos e siga a recomendação médica.

Reserve pelo menos três dias para permanecer em casa. Durante esse tempo os sintomas são muito evidentes e não te permitirão estar na presença de outras pessoas desconhecidas, podendo causar constrangimento devido à necessidade iminente de vômitos.

Você não poderá dirigir no dia do procedimento.

Evite líquidos gasosos (cerveja, refrigerantes, água com gás etc) para não atrapalhar o tratamento já que estes sabotam o tratamento com o balão. Da mesma forma, devemos cortar o açúcar.

Recomenda-se chupar gelo e picolés de frutas, especialmente limão, como método de reidratação na primeira semana.

Evite uso de anti-inflamatórios durante a permanência do balão. Se isto for necessário avise algum médico da equipe.

Se for necessária alguma cirurgia durante a permanência do balão, sugerimos você manter 12 horas de jejum antes da realização do ato cirúrgico. Além disso, pelo menos 24 horas antes manter apenas dieta liquida.

Você poderá iniciar atividades físicas após uma semana. Respeite seu organismo. Comece devagar e vá aumentando a intensidade. Melhor se forem orientadas por profissional. Evite atividades de alto impacto. Sugerimos praticar 70% de aeróbicos nos 3 primeiros meses e 30% de musculação. Inverta essa ordem no segundo trimestre. Isso ajudará a ter uma perda maior no primeiro trimestre, que é onde mais você perderá peso, e a modelar melhor seu corpo com massa muscular, no segundo trimestre.

Caso seja necessário viajar, não há problemas. Evite viagens prolongadas (mais de 10 horas) de avião no primeiro mês, pois há casos descrevendo desconforto no final da viagem.

É obrigatório seu contato no 6º mês para agendar a retirada do balão. Se você permanecer com o balão além do prazo estipulado pelo médico sem a autorização prévia dele, estará assumindo riscos sozinho sobre qualquer eventualidade que vier a ocorrer devido essa decisão.