Afinal, o que é o Balão Intragástrico BIB?

Afinal, o que é o Balão Intragástrico?

O balão é inserido pela boca com um endoscópio.
No estômago, o balão é preenchido com soro e azul de metileno.
O endoscópio é retirado e o balão de acomoda no estômago.
O paciente fica com o balão por até 6 meses.

O balão intragástrico, ou popularmente conhecido como balão gástrico, é um balão inflável confeccionado com silicone e desenvolvido exclusivamente para ser implantado no estômago humano. É um dispositivo altamente tecnológico e extremamente resistente, sendo desenhado para suportar as ações naturais que o sistema digestivo possui e auxiliar as pessoas a terem uma vida mais saudável.

Toda essa tecnologia visa diminuir a capacidade do reservatório gástrico, pois, após implantado no estômago, o balão intragástrico é inflado com soro fisiológico misturado a um corante biológico, chamado azul de metileno, resultando em uma substância solúvel em água, estéril para o corpo humano e facilmente extraída pela urina. Por mais difícil que seja o rompimento do balão intragástrico, caso ocorra, a substância logo é misturada à urina, que ficará verde escura, indicando que o médico deve ser informado. Estudos comprovam que o tratamento pede que seja inserido de 500 a 750 ml dessa substância, dependendo do paciente, para conquistar os objetivos de redução de peso.

Uma vez inflado dentro do estômago, o balão estimula os receptores do fundo gástrico que avisam para o sistema nervoso central provocando uma sensação de saciedade precoce. O balão gástrico também age na diminuição da capacidade do reservatório de sucos gástricos.

É um procedimento simples, muito seguro, realizado ambulatorialmente em cerca de 15 minutos. O tempo de permanência máxima é de 6 meses, ou a critério médico, e a retirada do balão é realizada da mesma forma que foi colocado, por via endoscópica.

Como você pode perceber o balão intragástrico é um dispositivo de medicina tecnológica para auxiliar na redução de peso ao comprimir a capacidade do estômago na ingestão de alimentos, promovendo saciedade precoce em qualquer refeição que o paciente realizar. Esta criteriosa metodologia sugere que sejam associadas algumas mudanças na rotina de vida, tais como uma dieta hipocalórica e atividade física.


Os estudos comprovam que o balão intragástrico (BIB™)
é ideal para pessoas que querem emagrecer de forma segura e saudável
e para obesos que já tentaram os outros tratamentos clínicos
- dieta, atividade física e medicamentos – mas tiveram resposta insatisfatória.